World Tour* Grécia - Atenas

Ficheiro:Parthenon von SW.jpg
Partenon
Hiii my readers! Estou de volta com meu tour pelo mundo, rs \o
Hoje, nossa parada é: Grécia *-*
O principal motivo da escolha, é o fato de que o país é cheio de história e também, carregado de mitologia grega!! Adoroo, coisas e fatos históricos, demaais! Sempre fui fascinada por mitologia (Harry Potter tem muuita) e tal fascínio voltou á tona quando assisti e li Percy Jackson, no fim do ano passado (:
Sua localização é na minha opinião, privelegiada... afinal a Grécia fica na juntura da Ásia, Europa e África!
é o berço de nascimento da democracia,  da filosofia ocidental, dos Jogos Olímpicos, da Literatura ocidental e da historiografia, bem como da ciência política, e dos mais importantes princípios matemáticos, e também o berço de nascimento do teatro ocidental, incluindo os gêneros do drama, tragédia e o da comédia.
Enfim, é um poço de cultura e história!!!!!
A capital: Atenas, é sem sombra de dúvidas, o foco principal de turistas.
Ficheiro:Acropilos wide view.jpg
Acrópole de Atenas
Em grego antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athénai), em homenagem à deusa grega (da sabedoria *-*)  Atena. No século XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa (ahhn? Oo, rs), em 1976, a forma popular Αθήνα (Atenas)  tornou-se o nome oficial da cidade.
Lugares que quero visitar, lá:

* Acrópole: É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar,  abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion.
Ficheiro:Athens Acropolis.jpg
As acrópoles da Antiga Grécia eram, como o próprio nome diz, "cidades altas" (do grego ἄκρος, "alto", e πόλις, "pólis"); construídas no ponto mais elevado das cidades, serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas. A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C., foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteion, templo dos deuses do campo, e o Templo de Athena Niké, simbólico da harmonia do estado de Atenas.
Ficheiro:Templo-de-zeus-2.jpg
Templo de Zeus
* Partenon: foi um templo para a deusa Atena, construído no século V a.C.  É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. Foi esculpida em marfim e ouro *-*
O templo, abrigou a colossal estátua de Atena do escultor Fídias. As descrições falam de uma estatua criselefantina (ouro e marfim) de doze metros de altura composta por uma carcaça de madeira revestida por placas de ouro e marfim, material um tanto frágil. Infelizmente não sobreviveu até nossa época (Era enormeeeeeeeee, pena que não resistiu, sniff). Muitas das esculturas sobreviventes, foram levadas para a Inglaterra e hoje estão expostas no Museu Britânico. Ocorreu a maior discussão por conta da posse destas estátuas. Essa grande coleção de esculturas é denominada: Mármores de Elgin.

Ficheiro:Paralympics Opening Ceremony.jpg
Estádio de Atenas
As metópes (espaço entre as colunas) do templo possuem relevo com desenhos, descrevendo  a Gigantomaquia (a luta entre os deuses do Olimpo contra os Gigantes ou Titãs), a Amazonomaquia (a mítica batalha dos atenienses contra as amazonas),  a Centauromaquia Tessaliana (a batalha entre os lápios, ajudados por Teseu contra os centauros, meio homens, meio cavalos)-com exceção de uma parte perdida. No lado norte, a decoração está muito danificada, mas parecem se referir ao saque de Tróia.
* Erecteion: é um templo grego consagrado a Atena, Poseidon (deus do mar) e Erecteu (mítico rei ateniense). É tido como o mais belo monumento em estilo jônico, reuni diversos santuários primitivos, tendo em atenção as lendas do local, onde havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade.No interior do templo, vivia uma serpente, à qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mal agouro para os atenienses (ME-DO, rs).

Ficheiro:Erchtheum from western-north.jpg
Erecteion
* Ágora de Atenas: foi um espaço público de fundamental importância na constituição do espaço urbano da Atenas clássica. Atualmente, encontra-se em ruínas e é considerada bem tombado e um dos principais espaços turísticos da cidade de Atenas e de toda a Grécia. Era o local, por excelência, da manifestação da opinião pública, era costume na Grécia Antiga, que todos os cidadãos se reunissem nas praças para divulgar ideias (ahh se eles conhecessem a internet, HAHA, Blog do Aristóteles, seria demais, rs!). A ágora de Atenas caracterizava-se como uma grande praça, um vazio contrastante em meio ao casário compacto típico da Atenas clássica. Em sua face Oeste era limitada por uma seqüência de edifícios públicos, cada um representando um papel diferente na vida política da cidade. Em sua face leste, estava limitada por mercados e feiras livres.
A ágora localizava-se em um dos pontos mais baixos de Atenas, de forma que era possível, dali, vislumbrar com um olhar os outros três espaços importantes na constituição da política da cidade: a acrópole (localizada no ponto mais alto), o areópago (tribunal feito em homenagem á Ares, deus da guerra) e a pnyx (era o lugar da assembleia dos cidadãos de Atenas).
* Templo de Zeus Olímpico:  também conhecido como Olympeion, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.
Ilha de Creta
* Templo de Hefesto(Hefesto, filho de Hera e Zeus (chamado de Vulcano em Roma), era o deus grego do fogo, dos metais e da metalurgia.): é o templo grego antigo mais bem preservado do mundo. O templo também é chamado de Hephaesteum ou Hephaesteion. É às vezes chamado Theseion (em Grego: Θησείο, theseio), devido a uma crença, no tempo do Império Bizantino, de que os ossos do lendário herói Teseu estava enterrados lá; na verdade, os ossos que supostamente eram de Teseu foram enterrados no século V A.C em outro local perto da Acrópoles de Atenas.
Diferente do Partenon, o Templo tem todas as suas colunas intactas e conserva muito de seu teto original. Suas decorações, contudo, desapareceram em décadas de pilhagens e roubos. O Templo deve muito de sua sobrevivência ao fato de ter sido convertido em uma Igreja Cristã, a Igreja de São Jorge, no século VII D.C. O interior foi removido e substitído por estruras de igrejas cristãs.
Hoje o Templo é um sítio arqueológico e conserva uma cerca em sua volta. Mas os visitantes podem se aproximar bem mais perto do que do Partenon ou de outros locais gregos.
*Praça Syntagma, com o prédio do Parlamento Grego, antigamente o Palácio Real, é uma das principais praças de Atenas.
* Museu Arqueológico Nacional: ligado ao Ministério da Cultura da Grécia, é um dos mais importantes museus do mundo. Possui muuuuuuuuuitas coleções de metais, esculturas, vasos... uma porção de coisas.
* Museu Bizantino e Cristão: dedicado à preservação de um rico acervo de arte bizantina e cristã. incluindo esculturas, relevos, mosaicos, ícones, tecidos, miniaturas, murais, cerâmicas e manuscritos que datam desde o fim da Antigüidade até o século XIX, cuja exposição é complementada por um sistema audiovisual e informações impressas que auxiliam o visitante na apreciação e contextualização de cada obra. O complexo do museu compreende os prédios de exposição para as coleções permanentes e alas para exposições temporárias, laboratórios, biblioteca, restaurante, salas para eventos e programas educativos e um parque arqueológico, onde se mostram remanescentes do Liceu de Aristóteles e as tumbas paleocristãs de Atenas.
* Biblioteca Nacional
*Academia de Artes de Atenas
* Catedral de Atenas - É uma catedral belíssimaaaaa!
* Igreja de Panaghia Kapnikarea:  é um templo da Igreja Ortodoxa, uma das mais antigas edificações em seu tipo naquela cidade.Foi erguida no século XI sobre as ruínas de um antigo templo pagão dedicado a Atena. Originalmente possuía um pórtico aberto, mas no século XII foi remodelado com um arco e colunas, a recebeu mosaicos decorativos. As paredes são construídas na técnica da cantaria cloisonée, com partes em tijolo. O interior tem rica decoração em afrescos e ícones, alguns antigos, e a maioria modernos.
* Estádio Olímpico de Atenas:  também conhecido como Estádio Spiridon "Spiros" Louis, em homenagem a Spiridon Louis, 1º vencedor da Maratona em Jogos Olímpicos, em 1896) . Foi sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2004 e é sede dos times de futebol Panathinaikos e AEK Atenas.
Ficheiro:Dionysus-theater2.JPG
Teatro de Dionísio
Inaugurado originalmente em 1982, foi sede dos Jogos Mediterrâneos de 1991 e do Campeonato Mundial de Atletismo de 1997.
* Estádio Panathinaiko: também chamado Kallimarmaron (em grego: beleza em mármore), é um estádio de atletismo , construído inteiramente em mármore branco do Monte Pentélico.
* Teatro de Dionísio:  foi o mais importante dos teatros da Grécia antiga, é considerado o berço do teatro ocidental e da tragédia. Seu nome é devido a Dionísio, deus do vinho. Nas grandes festas anuais em sua honra é que os cantos rituais, as danças e os sacrifícios rituais resultaram em representações teatrais.
Foi lá que foram apresentadas as célebres tragédias clássicas de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes.
* Os bairros Plaka, Kerameikos, Monastiraki e outros centrais guardam um casario típico e oferecem um comércio variado.
Também quero visitar Creta e Santoríni.
Creta, é a maior ilha . Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele mar. Segundo um mito, era naquela ilha que vivia o minotauro (ME-DO, rs ²).
Ficheiro:Hephaistos temple 2006.jpg
Templo de Hefesto
Santorini, é uma ilha que foi criada (segundo a mitologia) quando Eufemo um dos argonautas (tripulante do navio Argo, que tinha como objetivo encontrar o Velo de Ouro, a lã de ouro do carneiro alado Crisómalo), jogou ao mar um pedaço de terra, presente de Tritão (deus marinho, filho de Poseidon). A ilha então passou a se chamar Kalliste, a mais bela, e serviu como lar para os descendentes de Eufemo.
Eita Oo, estou com mais vontade ainda de visitar a Grécia *-*
Afinal, foi lá  que surgiram os Jogos Olímpicos em homenagem aos deuses. E até os dias de hoje a mitologia grega é referência para estudos e livros. Sua  filosofia é muito importante, foi lá que Platão e Sócrates viveram!!!
"Bora" para Atenas??? Eu já fuuuuuuuuuuuuuui, rs.

~* LINKS:
- Visite a Grécia (AQUI)
- Visite Atenas (AQUI)
- + sobre a Mitologia Grega (AQUI)

Hasta luego!!
XoXo, Thay ;*

4 comentários:

  1. Ahhh, a Gréciaaaa *-*
    A Grécia é minha segunda casa kkkkkkkk não se esqueça q eu tenho uma ilha particular por lá kkkkkkkkkkkk

    I LOVED

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaah é verdadee , a sua ilha Hehe!!! Aquela que tem o carambeijo, rsrs... I LOVED²

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkk siiim, eu tinha me esquecido do Carambeijo kkkkkkkkkkkk especie exclusiva da minha ilha \o/

    ResponderExcluir
  4. Grécia é mesmo fantástica, agora que, finalmente, estou lendo "O Ladrão de Raios" me deu uma vontade ainda maior de visitá-la... só falta dinheiro, pq vontade eu tenho, shsuahsuahsuasha... Atena, a deusa da Sabedoria, a deusa que eu mais me identifico, shausuahsa

    ResponderExcluir