World Tour* Portugal - Lisboa

 Hiii everybody!! World Tour de volta \o Nossa parada hoje é em Portugal ! 
Ficheiro:Torre Belem (Lisboa).jpg
Torre de Belém
 Bom, como todos sabem (hehe, História básica ú_ú) o Brasil possui uma ligação profunda com Portugal, até algum tempo atrás era meio que uma disputa, rs, pois queríamos nos libertar dos colonizadores (exploradores de uma figa, rs), mas hoje em dia, a globalização vem unindo todos.
E afinal, querendo ou não... graças á Portugal que hoje vocês estão aqui, lendo meu blog (:
Coisas do passado... rs, hoje em dia Portugal e Brasil vivem na paz e eu quero muuuuuuito visitar esse país maravilhoso, poder conhecer um pouco de nossa origem. 
O principal, sem sombra de dúvidas é a capital Lisboa (: Onde poderemos encontrar pontos turísticos incríveis:

Ficheiro:ArcoDoTriunfoLisboa1.JPG
Praça do Comércio -entrada
* Aqueduto das Águas Livres: é um complexo sistema de captação, adução e distribuição de água à cidade de Lisboa, e que tem como obra mais emblemática a grandiosa arcaria em cantaria que se ergue sobre o vale de Alcântara, um dos bilhetes postais de Lisboa. Este, foi construído durante o reinado de D. João V *O* (resistiu até hoje!)
* A Sé de Lisboa, inicialmente designada de Igreja de Santa Maria Maior, foi mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, três anos depois de ter conquistado Lisboa aos Mouros.Nela há um tesouro que encontra-se no topo da escadaria, à direita. Abriga uma variada coleção de pratas, trajes eclesiásticos, estatuaria, manuscritos iluminados e relíquias associadas a São Vicente.
Ficheiro:CastilloSanJorge.JPG
Castelo de São Jorge
A peça mais preciosa da catedral é a arca que contém os restos mortais do santo, transferidos do Cabo de São Vicente para Lisboa em 1173. A lenda diz que dois corvos sagrados mantiveram uma vigília permanente sobre o barco que transportava as relíquias. Os corvos e o barco  *tornaram-se no símbolo da cidade de Lisboa. Diz-se também que os descendentes dos dois corvos originais viviam nos claustros da catedral.*O*
* Torre de Belém: é um dos monumentos mais expressivos da cidade de Lisboa. Localiza-se na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém. Inicialmente cercada pelas águas em todo o seu perímetro, progressivamente foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje à terra firme.
Ficheiro:Jerónimos April 2009-4.jpg
Mosteiro
O monumento se destaca pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).
Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
* O Mosteiro dos Jerónimos: é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte da navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado patrimônio mundial pela UNESCO, e em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.
Ficheiro:Ribeira do porto.jpg
Porto
* Castelo de São Jorge: Primitivamente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros, ergue-se em posição dominante sobre a mais alta colina do centro histórico, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo. Ele é exatamente como aqueles castelos medievais que aparecem nos filmes, liindo *-*
* Praça do Comércio:  mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² .
Ficheiro:LisbonChiado1-CCBYSA.jpg
Chiado
Em 1511, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este sítio junto ao rio. O Paço da Ribeira, bem como a sua biblioteca de 70 000 volumes, foram destruídos pelo terremoto de 1755 (foi terrível, destruiu várias coisas do Arquivo Real também, incluíndo documentos referentes ao Brasil!).Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português e ainda o famoso café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa, e um dos preferidos de Fernando Pessoa (OHMYGOD#).
* O Chiado: é um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa. Localiza-se entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina.
Em 1856, com a criação do grêmio literário, um clube dos intelectuais da época, o Chiado tornou-se o centro do Romantismo Português, ponto de passagem obrigatório para quem queria ser conhecido na cidade. O escritor Eça de Queiros na sua obra "Os Maias" fazia grande referência ao Chiado e ao Grêmio literário
Ficheiro:Panoramica do Parque das Nações.jpg
Parque das Nações
* Alfama: é o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa.
As vistas mais espetáculares sobre Alfama têm-se do passeio público formado pelos miradouros das Portas do Sol (é um espaço tipo varanda que todos os lisboetas se orgulham de ter à sua disposição)e de Santa Luzia.
* O Museu Nacional dos Coches(isso, aquele meio de transporte antigo): Era antigamente uma escola de arte equestre, o Picadeiro Real do Palácio de Belém, construída pelo arquiteto italiano Giacomo Azzolini, em 1726. Em 1905, foi transformado num museu pela rainha D. Amélia, esposa do rei D. Carlos, sob o nome Museu dos Coches Reais que, após o golpe republicano, teve o seu nome alterado.É o museu da rede pública mais visitado de Portugal.
* Museu Nacional de Arte Antiga- Museu recheado de obras maravilhosas!
Ficheiro:Clerigos.jpg
Torre dos Clérigos
*  Centro Cultural de Belém-Foi concebido originalmente para acolher a sede da presidência portuguesa da Comunidade Européia e posteriormente para desenvolver atividade cultural. destacando-se no seu programa a música, artes teatrais e fotografia. Tem também um museu de design com uma coleção de peças datadas de 1937 até aos nossos dias. . Durante o fim de semana realizam-se visitas guiadas gerais, temáticas, ciclos de conferências, debates e atividades para famílias.Com vista para os jardins de relvados geométricos e oliveiras, do seu restaurante e cafetaria, pode-se apreciar o cais e o rio Tejo, ali tão perto.
* Teatro Nacional de São Carlos-  é a principal Casa de Ópera de Lisboa, em frente á ele é que nasceu Fernando Pessoa *-*
Ficheiro:CasadaMusica.jpg
Casa da Música
* O Parque das Nações: é a designação atual da antiga Zona de Intervenção da Expo, que inclui o local onde foi realizada a Exposição Mundial de 1998 e ainda todas as áreas sob administração da ParqueExpo, S.A. Esta área tornou-se, entretanto, um centro de atividades culturais e um novo bairro da cidade, com várias instituições culturais e desportivas próprias. O Parque das Nações é atualmente considerado como o bairro mais seguro e mais bem frequentado da cidade de Lisboa. Dispõe de um Pavilhão do Conhecimento, um moderno museu de ciência e tecnologia com várias exposições interactivas; um teleférico transporta os visitantes de uma ponta à outra da área da antiga exposição. De referir ainda o Pavilhão Atlântico, a emblemática Torre Vasco da Gama, o edifício mais alto da cidade, o Oceanário de Lisboa, um dos maiores aquários do mundo.
Ficheiro:Praça Dom Pedro IV (Rossio).jpg
Lisboa
* A Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), localizada na Cidade Universitária de Lisboa, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental de Portugal. Foi criada por Alvará de 29 de Fevereiro de 1796, com o nome de Real Biblioteca Pública da Corte, tendo como objectivo o acesso do público geral ao seu acervo, desta forma contrariando a tendência da época europeia de disponibilizar apenas para sábios e eruditos os tesouros manuscritos e impressos da sua Biblioteca Real.
--------- Além de Lisboa, quero  muuito visitar o Porto *-* que é uma cidade que vem conquistando um lugar de relevo no panorama cultural do país e da Europa. Foi Capital Européia da Cultura em 2001. Lá, quero ver:
Ficheiro:Pça. da Liberdade - Porto (Portugal).jpg
Praça da Liberdade- Porto
* Torre dos Clérigos: torre sineira que faz parte da igreja com o mesmo nome, construída entre 1754 e 1763, a partir de um projeto de Nicolau Nasoni. Foi mandada erigir, a pedido da Irmandade dos Clérigos Pobres. O seu arquiteto, Nicolau Nasoni, contribiu durante muitos anos para a construção da grande torre dos clérigos sem receber nada em troca e só alguns anos depois isso aconteceu(VIVA a Solidariedade! \o).
* Casa da Música : é a principal sala de concertos do Porto.
*Sé: A Catedral (Sé) da cidade do Porto, situada no coração do centro histórico, é um dos seus principais e mais antigos monumentos. É LINDAAAAAAA!
Enfim...
* O Centro Histórico do Porto que é a área mais antiga da cidade do Porto, classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade . Corresponde ao tecido urbano marcado pelas origens medievais da cidade e inclui territórios situados nas freguesias da , de São Nicolau, da Vitória e de Miragaia.
Apesar de toda a evolução e mutações que ao longo dos tempos se deram no Centro Histórico do Porto, ainda hoje a observação do conjunto urbano que se apoia no velho casco medieval proporciona uma imagem de coerência e de homogeneidade. Sugere imutabilidade e permanência no tempo, constituindo assim um exemplar único de uma paisagem urbana dotada de identidade, forte caráter e qualidade estética
*  Jardins do Palácio de Cristal:  são um aprazível espaço verde localizado na freguesia de Massarelos, na cidade do Porto, Portugal, a partir do qual se desfrutam deslumbrantes panorâmicas do rio Douro e do mar.
Ficheiro:University-of-Coimbra.jpg
Universidade de Coimbra
------------ Preciso visitar Madeira que é também um pólo turístico internacional, todo o ano, tanto pelo seu clima ameno e paisagens exuberantes, como pelo seu réveillon com o maior espetáculo de fogos-de-artifício do mundo, as suas flores, o internacionalmente conhecido Vinho da Madeira e a sua característica gastronomia e seus muitos festivais *-*
Ficheiro:Vistasintra.jpg
Palácio de Sintra
--------- Em Sintra , o primeiro centro da arquitetura romântica da Europa. O rei Fernando II transformou um mosteiro em ruínas num castelo, onde a nova sensibilidade é visível no uso de elementos ao estilo gótico, egípcio, mourisco e renascença, e na criação de um parque com espécies de árvores locais e exóticas:
* Castelo dos Mouros: Erguido sobre um maciço rochoso, isolado num dos cumes da serra de Sintra, na Estremadura, do alto das suas muralhas descortina-se uma vista privilegiada de toda a sua envolvência rural que se estende até ao oceano Atlântico. É MA-RA! Existe até uma lenda... acerca delee: A lenda de Melides:
Após a conquista de Santarém, o rei D. Afonso Henriques impôs um cerco a Lisboa, que se estendeu por três meses. Embora o Castelo de Sintra tenha se entregue voluntariamente após a queda de Lisboa, reza a lenda que, nessa ocasião, receoso de um ataque de surpresa às suas forças, por parte dos mouros de Sintra, o soberano incumbiu D. Gil, um cavaleiro templário, que formasse um grupo com vinte homens da mais estrita confiança, para secretamente ali irem observar o movimento inimigo, prevenindo-se ao mesmo tempo de um deslocamento dos mouros de Lisboa, via Cascais, pelo rio Tejo até Sintra. Os cruzados colocaram-se a caminho sigilosamente. Para evitar serem avistados, viajaram de noite, ocultando-se de dia, pelo caminho de Torres Vedras até Santa Cruz, pela costa até Colares, buscando ainda evitar Albernoz, um temido chefe mouro de Colares, que possuia fama de matador de cristãos. Entre Colares e o Penedo, Nossa Senhora apareceu aos receosos cavaleiros e lhes disse: "Não tenhais medo porque ides vinte mas ides mil, mil ides porque ides vinte."

Ficheiro:Pal nac sintra 2.jpg
Sintra
Desse modo, cheios de coragem porque a Senhora estava com eles, ao final de cinco dias de percurso confrontaram o inimigo, derrotando-o e conquistando o Castelo dos Mouros. Em homenagem a este feito foi erguida a Capela de Nossa Senhora de Melides ("mil ides").
* Palácio de Monserrate: DESLUMBRANTE! foi visitado até por Lord Byron!
Ficheiro:Sintra znimok 4.jpg
Outros locais:
* O Convento de Cristo , histórico monumento na cidade de Tomar (freguesia de S.Joao Baptista), classificado pela UNESCO como Património Mundial, pertenceu à Ordem dos Templários. Fundado em 1162 pelo Grão-Mestre dos Templários, dom Gualdim Pais, o Convento de Cristo ainda conserva recordações desses monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram deste edifício a sua sede.

Ficheiro:Queluz Palace fountains.JPG
Palácio Queluz
*Universidade de Coimbra (THEBEST!): É uma das universidades mais antigas ainda em operação na Europa e no mundo, a mais antiga de seu País e uma de suas maiores instituições de ensino superior e de pesquisa. Lugar histórico para a Literatura!!!!!!!!!
~* LINKS:
-Visite Portugal (AQUI)

Ufa, pessoal, tem muuuuitos outros locais para visitar, mas estes são os principais *-*
Os castelos com certeza causam grande impacto, são divinos! "Bora" para Portugal (acho que é mais fácil, se virar por lá, viva a Língua Portuguesa, rs \o)
Até o próximo post, ora poiiss!!

XoXo, Thay ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário