Book* O Mundo de Sofia

Hii my readers!!! How are you? Aulas á todo vapor lá na universidade!! Por isso não postei ontem e antes de ontem (hihi). É que tenho que ler muitas coisas, á respeito de assuntos que acabam me fascinando demais! E como sou uma pessoa obsessiva haha, por estudos, iria acabar falando muito de Linguística aqui no blog, rs.
Mas, hoje eu vim aqui, dar uma dica muito importante para vocês! Não podia deixar de aconselhá-los á ler: O Mundo de Sofia.
Eu li este livro, ano passado..., mas como criei o blog recentemente, não tive ainda a oportunidade de publicar resenhas acerca dos livros que  já li (excelentes, por sinal!), portanto, aos poucos vou elaborando posts sobre tais obras.
Depois que eu li O Código Da Vinci, descobri que o nome Sophie é mágico para mim, não sei o porque (isto é algo do tipo sobrenatural Oo), mas tal nome me despertou uma simpatia enorme.
Vai ver, nas outras vidas eu tinha esse nome, rs.
Fui então pesquisar o significado dele e qual não  foi minha surpresa ao descobrir que significava Sabedoria ( sou meio louca por conhecimento, como vocês já puderam perceber, rs), e o meu segundo nome, que é japonês: Tiemi, significa o mesmo!! Então estava decidido, rs, se eu algum dia tiver uma filha, o nome dela será Sophie ou Sofia, por enquanto este é o nome da minha cadelinha , rs, que infelizmente não está mais comigo, sniff ;S
Capa de Portugal
Já havia ouvido falar do livro O Mundo de Sofia, mas tinha esquecido disto, até visitar a biblioteca particular do meu primo e ver a obra novamente.
Cismei que iria ler a história e graças á Deus, encontrei-a na biblioteca da minha ex-escola \o/
Então lá fui eu começar á ler!
O autor (norueguês) do livro Jostein Gaarder, é muito inteligente, sou fã dele (me tornei, após a leitura de O Mundo de Sofia) \o
Ele faz grandes jogadas (isto é, jogos de palavras), durante toda a obra, á começar pelo título:
O Mundo de Sofia - Um Romance da história da filoSOFIA.
*Aos que não simpatizam com a Filosofia, rs: Gente, não desanimem após a revelação de que este é um romance sobre a Filosofia! Porque na verdade, Gaarder foi muito modesto ao fazer tal afirmação.
A obra na verdade, é sobre o mundo, sobre um monte de coisas! E na maior parte do tempo você se identifica com o tudo o que é contado.
O autor, usa uma história dentro de outra história, é muito louco e muito interessante.
Sofia
Inteligentíssima obra, desperta em você a curiosidade, a vontade de descobrir todas as respostas para as perguntas mais complicadas existentes.
Você , por exemplo, nos primeiros capítulos fica se perguntando: Quem sou eu? De onde vem o mundo? Por que para as crianças é normal tudo o que é estranho e para os adultos é completamente insano?
Gaarder te dá um verdadeiro curso sobre a Filosofia e todos os outros temas ligados ao mundo, de maneira que você nem percebe isto.
A primeira impressão é de que se trata de uma história normal, acerca de uma protagonista que vai vivendo sua vida, suas histórias... quando na verdade, quem é o protagonista é você mesmo!
~* A história: Tudo se inicia, às vésperas do aniversário de quinze anos,  de Sofia Amundsen (nossa, aparentemente protagonista, hehe, mas na verdade, há um segredo que pode mudar sua opinião, hehe, não vou contar! MuaHahaha). Ela mora com sua mãe, o seu gato Sherekan, seu peixe-dourado e uma tartaruga. O seu pai é capitão de um navio petroleiro e fica fora a maior parte do ano. Sofia, leva uma vida comum, como a de qualquer outra jovem de 14 anos. Vai para a escola, tem uma melhor amiga, não gosta de certas matérias , mas ama outras, fica em casa, enquanto a mãe trabalha, prepara a janta..., etc.
Mas de repente, a vida de Sofia vira de ponta cabeça, quando ela recebe duas mensagens anônimas pela caixa de correio. Os bilhetes perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos e muitas outras questões digamos assim: "sem pé nem cabeça, sem resposta".Ela também recebe cartões postais que foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para alguém chamada Hilde Knag (jovem que Sofia não tem ideia de quem seja), mas que vão acabar parando na caixa postal da protagonista.
Sofia, fica muito intrigada com os bilhetes hiper estranhos e então, acaba por ficar realmente curiosa com as perguntas, pensa e pensa..., as questões a instigam.
E você, também começa a se perguntar: Quem sou eu? O que faço aqui? Por que estou aqui? E coisas assim, eu fiquei realmente "encafifada" com as perguntas! Elas definitavamente mexem com nossa cabeça.
A partir de então, Sofia (HAHA, e você, leitor, também \o) passa a receber gradativamente um curso de filosofia por correspondência. *-*
Através dessas comunicações misteriosas, Sofia se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox, de cinqüenta anos. No começo ele é totalmente anônimo, mas conforme a história se desenrola ele revela cada vez mais sobre si (mas Sofia é uma garota bastante curiosa e tenta de todas as formas descobrir quem é o anônimo, rs). Ás vezes dá vontade de dar um cutucão em Sofia, por ela ser tão intrometida, rs e se arriscar demais, mas o bom é que ela ajuda o leitor a desvendar os mistérios.
É Alberto quem manda o curso de filosofia, mas não é ele quem manda os postais endereçados á tal da Hilde Oo, e então você se vê diante de um grande mistério! A Hilde faz aniversário no mesmo período que a Sofia e você fica se perguntando se uma não é a outra, kkkk , e daí fica inventando um monte de possíveis soluções para a intriga.
O leitor acaba se tornando um "filósofo" sem querer, rs, Gaarder é um gênio! Quando você percebe, está de fato praticando a filosofia (querendo descobrir respostas, para questões , "irrespondíveis").

Alberto ensina à Sofia sobre a história da filosofia. Ele resume os principais tópicos de forma bem simples, de modo que o leitor compreenda tudo. Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam descobrir quem é o major que manda os postais á Hilde e depois que descobrem, rsrs, aí vai ficando mais interessante, a história toma um rumo inesperado, ganha ação, acontecem várias aventuras!
Enquanto isso, Sofia aprende filosofia de forma bem realista, Alberto tem o poder de recriar as épocas passadas. A garota aprende filosofia medieval em uma igreja gótica com Alberto vestido como monge e aprende sobre Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir em um café francês. Várias questões filosóficas e métodos de raciocínio são postos diante de Sofia, enquanto ela se esforça para resolvê-los a sua maneira. Muitos dos pacotes filosóficos de Alberto são precedidos de perguntas diretas como "Por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo?" (HAHA, adorei descobrir o porquê).
Misturado às lições filosóficas, há um enredo normal semelhante a um romance para adolescentes, no qual Sofia interage com sua mãe e suas amigas. E todo o mistério acerca do major Alberto Knag interfere como se fosse em outra dimensão (não conto como e nem porquê, rs, Muahahahaa), o livro é uma metaficção.
Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão *--*. 
Jostein
E assim, de capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", nós somos convidados a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se nos vemos envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente *O*
Aprendemos muita coisa mesmo! O Mundo de Sofia foi um verdadeiro curso para mim, aprendi muitas das coisas que jamais poderia aprender na escola.
E alguns assuntos me ajudaram a ter um melhor desempenho das matérias que eu estudava na época, como por exemplo, em Biologia, estava estudando Darwin e o livro traz este tema, de maneira bem mais fácil do que em sala de aula.
Nossa , tem de tudo em O Mundo de Sofia, rs, é sério, nunca vi um livro tão abrangente! E o melhor de tudo é que você aprende todo o conteúdo de forma bem espontânea e divertida.
Acredito que a leitura desta obra, enriqueceu de maneira muito intensa o meu cérebro maluco, rs.
Esta sem dúvida, é uma das histórias que eu mais recomendo!
Quer um verdadeiro curso de todos os temas principais do nosso mundo, de graça? Leia O Mundo de Sofia (: Tem histórias sobre mitologia, Freud, entre (muitas) outras, rs. Para todos os gostos! Leiam e tornem-se filósofos!
"Um coelho é tirado de dentro de uma cartola. E por se tratar de um coelho muito grande, este truque leva bilhões de anos para acontecer. As crianças nascem bem na ponta dos pêlos do coelho, por isso conseguem se encantar com o número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. afinal, lá é tão confortável que elas não ousam mais subir. Só os filósofos tem a ousadia de se lançar nesta jornada rumo aos limites da existência. Eles se agarram com força aos pêlos do coelho e berram para os que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida: _ Senhores e senhoras, estamos flutuando no espaço!_ Mas nenhuma das pessoas lá de baixo se interessam pela gritaria dos filósofos. _ Que caras mais barulhentos!_ elas dizem. E continuam a conversar: _Será que você poderia me passar a manteiga? Qual a cotação das ações hoje? Qual o preço do tomate? Ouviu falar que Fulana de Tal está grávida de novo?"
Resumindo: O Mundo é um coelho branco, Deus é o mágico, quem se conforma com as coisas, vive acomodado lá embaixo, e nós , espertos, rs, loucos por conhecimento e com a mente sempre disposta á aprender algo mais, ficamos na ponta do pelo do coelhinho! Engraçado, quando somos mais jovens, bebês, por exemplo, somos bem mais espertos e animados do que quando crescemos não acham? Nos tormamos tão sem graça, rs.
Venham, vamos para cima pessoal, temos um Mundo á descobrir! \o


~* LINKS:
- O nome Sofia (post muito legal da Pam) - (AQUI)
- + sobre O Mundo de Sofia (AQUI)
- Download E-book O Mundo de Sofia (AQUI)

P.S: Depois me contem o que acharam, ahhh e podem fazer comentários, haha, vou adorar lê-los, fiquem á vontade, coloquem a boca no trombone, mesmo ,rs, um dos nossos maiores tesouros é poder expressar nossa opinião própria e única ;)
P.P.S: Oh my God, acabo de descobrir que foi feito um filme baseado neste livro *O* Meu Deus, preciso assistí-lo! Como nunca o vi? Ahh, foi produzido pela Noruega ¬¬' o Brasil não divulga muitos filmes de lá! Ah, mas tem disponível aqui, TENHO que assistir!!
Vejam: (AQUI)


Au revoir ~*
XoXo, Thay ;*

4 comentários:

  1. Adoroo *-* quero poder terminar ele logo...
    Sério q fizeram uma minissérie? OTIMOO... vou veeeer
    Se tiver tempo ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. kkkkkk,UM DIA você terminará \o , rs *-* Eu também quero muito assistir (:

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro(porquu na verdade eu nem gosto de livros), mais pelo geito parece ser muito interessante. MAis vou compra-lo vai ver assim mudo de idéia.
    Obrigada pelas dicas. E eu tambem fiquei muito curiosa para assistir o filme(sou fassinada em filmes =D)

    ResponderExcluir
  4. SIm, eu recomendo!! Também amo filmes *-*

    ResponderExcluir