Movie* O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Hi my lovely readers! Como estão? Hoje está um domingo bem frio aqui... e estou louca diante deste mês de final de semestre, haha (mais louca que o normal Ú_Ú). Tomei remédios e estou melhor de saúde, ainda não me encontro totalmente bem, mas já melhorei 50%. Prometi e agora vou postar, minha resenha sobre esse filme francês incrível intitulado: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.
Esse filme foi lançado em 2001, eu sempre quis assistí-lo (para variar) por que gosto da atriz protagonista Audrey Tautou (devido á sua interpretação como Sophie Neveu, em O Código Da Vinci *-*) e também por conta da minha simpatia pela França (:
Minha amiga Giu, que foi francesa em outra encarnação haha, me indicou o filme e então resolvi finalmente vê-lo. E fazer isto me fez um grande bem! Eu estava depressiva, me sentindo com o ânimo no zero e ao assistir essa comédia, nossa... me animei demais! O filme é divertido, tem uma fotografia linda e traz uma mensagem de vida incrível. Bem... vamos à sinopse/resenha (:

O filme se inicia de uma forma bem diferente e engraçada, bem do jeito que gosto... começa dizendo assim: 3 de Setembro de 1973, às 18 horas 28 minutos e 32 segundos, uma mosca pousava na rua tal...enquanto a toalha de mesa do restaurante tal balançava, no apartamento da avenida tal o Sr. tal riscava um nome de sua agenda...e no mesmo instante nascia Amélie Poulain. Vocês podem ver esse início aqui:

Em vários pontos do filme, o mesmo jogo espaço-temporal é feito e eu simplesmente achei isso genial! Depois disso, o narrador descreve algumas características peculiares dos pais da protagonista e de outras personagens também. O movie, conta a história de Amélie (Audrey), uma menina que cresceu isolada das outras crianças. Porque seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai, já que este não costumava demonstrar muito carinho com a filha. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou até falecer quando Amélie ainda era menina. Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o 
desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta. Desde a morte da mãe, o pai passara a vida á cuidar de uma espécie de santuário em que ficavam as cinzas da Sra. Poulain, deixando a jovem sozinha na maioria das vezes.
Após sua maioridade, Amélie mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre onde começou a trabalhar como garçonete. O narrador nos mostra um pouco do cotidiano da protagonista e descreve algumas pessoas pertencente ao seu círculo social (tem cada figura!! Rs). A moça leva uma vida normal, mas por conta de sua juventude solitária, tem problemas para lidar com outras pessoas, é bem quieta, várias vezes não toma atitude para nada e nunca se apaixonara por ninguém. Mas até que certo dia sua vida muda para sempre! Graças à Lady Di!!! HAHA, não ela não era fã da Lady Di nem nada..., mas é que a notícia da morte da princesa.. acarreta uma série de acontecimentos que iriam transformar a vida da personagem definitivamente *-* É a chamada Teoria do Caos (que aliás, vou fazer uma pesquisa sobre, e com os resultados em mão, posto aqui no blog. Fiquei curiosa! *O*). Após ver tal notícia, Amélie derruba uma tampa no chão, a tampa bate em um rodapé da parede, que acaba caíndo... A moça encontra um buraco atrás deste rodapé e lá descobre uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento, uma caixinha de tesouros infantis. 
Assim, Amélie tem uma grande ideia! Achou que aquela caixa deveria alegrar muito o dono, ela crê que devolvendo o objeto poderá fazer um grande bem e desta forma decide procurá-lo. Depois de uma busca bem divertida, a moça  entregar o pertence ao seu dono, Dominique, anonimamente. E percebe que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, ela fica impressionada com o poder benéfico de uma simples atitude e remodela sua visão do mundo. Estava decidido: ía salvar a humanidade, fazendo o bem (haha, o filme veio à calhar, lembram do meu post Save the World?).
A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Isso  vai desde fazer o ex-marido traído cliente da cafeteria onde trabalha se apaixonar pela vendedora hipocondríaca á provar para um feirante hipócrita o valor de um funcionário. O filme é hilário, as aventuras da Amélie são incríveis, ela se mete em cada uma!!! E em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. Mas, a moça é retraída, ajuda o mundo todo, mas não consegue ajudar a si mesma *-* (me identifiquei demais com ela, rs). No decorrer do filme, Amélie tenta se aproximar do moço e cria vários planos mirabolantes haha (ela se veste de Zorro!!)
Menção honrosa para o plano em que ela sequestra o gnomo do santuário do jardim da mãe, o qual o pai dela tanto cuida e faz a criatura viajar pelo mundo! HAHA, é muito engraçado!! Chegam cartas para o Sr. Poulain, com fotos do gnomo nos pontos turísticos mais visitados do mundo! 
Acontecem surpresas..., ação.. e no fim....... ahh não vou contar, vocês terão de assistir!
Mas super recomendo!!! Adorei o filme, me identifiquei com a Amélie e achei incrível a mensagem de que podemos sim ser super-heróis, que as coisas simples da vida tem um poder de trazer alegria demasiada , que os seres humanos , os eventos do cotidiano... são mágicos e incríveis e principalmente que temos várias possibilidades de sermos felizes! Fora isso..., o cenário, a fotografia brilhante, o roteiro, a trilha sonora... tudo maravilhoso!! 
E  que tal você fazer igual à Amélie? Transforme o dia  de alguém, seja uma boa pessoa, pratique todos os dias uma boa ação, celebre a vida  e aposto que assim como ela , você ficará feliz (:  E o que estou fazendo!






~* Links
 - + Informações sobre o filme (AQUI) e (AQUI)






 Kisses, Thay ;* 

Nenhum comentário:

Postar um comentário