Real Life* Tanabata Matsuri


Hi my friends! Que saudade! Aqui vai uma breve atualização para dizer que... sim, eu estou viva \o
Ao contrário do que pensei, o ônibus de Sumaré para São Paulo estava lotado! Encontrei um lugar do lado de uma moça simpática e segui viagem ouvindo a trilha sonora de Harry Potter (ainda não superei haha) enquanto lia o Curso de Linguística Geral de Saussure hehe.
Cheguei na tão movimentada Rodoviária Tietê, enfrentei outra fila para comprar bilhete de metrô... uma mulher sem educação passou na minha frente bruscamente! Peguei o metrô, cheguei na Liberdade e me tive uma boa surpresa quando minha tia entregou-me um cartão retangular cor-de-rosa pedindo para que eu escrevesse nele, pois cheguei em SP  em uma data especial para os japoneses *-* na Liberdade estava acontecendo o Tanabata Matsuri, também conhecido como Festival das Estrelas.
E aqui vai uma breve descrição do que é, esta celebração:
O Festival das Estrelas - São Paulo Sendai Tanabata Matsuri é conhecido como maior festividade tradicional do Japão no Brasil, onde relata a Lenda de uma certa princesa Orihime e seu amado Kengyu podendo o casal encontrar uma vez por ano num dia do mês de Julho. Assim surge a Lenda e estória que neste dia as pessoas fazem pedidos e desejos no tanzaku (papeleta colorida) e amarra no bambu para que possa realizar os desejos.
Seguindo a crença, os pedidos feitos aos deuses do fundo do coração, serão realizados como forma de gratidão á dádiva recebida.

As ruas do bairro da Liberdade prestam homenagem ao lendário sentimento de amor e carinho entre Orihime e Kengyu, proporcionando para os visitantes uma beleza única e inesquecível com enormes enfeites suspensos de papel colorido que simboliza as estrelas do Tanabata, uma sensação de leveza e graça que as enormes caudas ao balanço do vento imitam os cometas cruzando o céu.



*** A Lenda do Tanabata
Uma antiga lenda, criada há quatro mil anos e inspirada nas estrelas Vega e Altair, conta a estória de uma certa Princesa Orihime e seu amado Kengyu.
A Princesa Orihime era uma excelente tecelã e confeccionava a mais perfeita seda de que se tinha notícia. Preocupado com sua excessiva dedicação, o rei ordenou que ela se distraísse, dando passeios diários pelo reino. Em uma dessas ocasiões, Orihime conheceu o pastor Kengyu e os dois se apaixonaram.
Esquecendo-se completamente de suas obrigações, a princesa tecelã e o pastor dedicaram todo o tempo a esta paixão e por este motivo foram castigados, sendo transformados em estrelas e separados pela via láctea. Comovido com a tristeza do casal, o Senhor Celestial permite um único encontro anual entre os dois, num dia de julho.
Em agradecimento à dádiva recebida, o casal atende aos pedidos feitos em papéis coloridos (irogami) e pendurados em bambus (sassadake).

*** O Festival no Japão
Levada pela Família Imperial no inicio do século IX, a Cerimônia do Tanabata (Kikoden) sofreu alguns adaptações no Japão, com por exemplo, a substituição da seda por uma tradicional manifestação artística japonesa, o washi ou papel artesanal, n confecção dos enfeites, também denominados Tanabatas.nesta época, apenas a nobreza tinha acesso a esta comemoração.

A popularização do Festival teve inicio em 1946 com o objetivo de incentivar o povo japonês a ter forças para reconstituir o País depois da guerra.

Os enfeites eram pendurados em bambus, erguidos em vários pontos da cidade e naquele ano, apesar de todas as dificuldades, incluindo a falta de alimentos.

Foram erguidos 52 bambus em Sendai, capital da província de Miyagui. Com a visita do Imperador em 1947, este número subiu para 5.000 (cinco mil).


Fonte: site oficial do Tanabata




Achei esta história muito linda *---* eu não a conhecia! Participei de alguns festivais no Japão e em Julho do ano retrasado na própria Liberdade, mas não conhecia o porque da festividade.
Cada tanzaku tem uma cor, que representam significados diferentes:

Cada cor de acordo com aquilo que deseja ser alcançado.
Amarelo                para quem quer dinheiro
Azul                      para ter saúde, proteção dos céus
Branco                  para conseguir a paz
Rosa                     para conseguir o amor
Verde                   para a esperança
Vermelho              para a paixão.

E o meu por coincidência foi cor-de-rosa! Justamente o que eu (e o mundo inteiro) preciso!
Assim segui pelas ruas lindas e enfeitadas da Liberdade com meus tios...
Fiz meu pedido de coração e amarrei-o no bambu \o Espero que se realize (fiz um pedido para todos os seres vivos, haha e um para mim).
Tirei algumas fotos, as quais compartilho aqui com vocês *-*
Me aguardem que tenho mais novidades!










Vários tanzakus com pedidos, amarrei o meu aí *-*




Coisas de Animes *-*

Linda !

Meu tanzaku!



Kisses, Thay ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário