Letters* About Word and Universe

Hi my lovely readers! Como estão?? Espero que muito bem ^^
Eu ando aprendendo muitas coisas, lendo, estudando, enfim conhecendo coisas novas e muitíssimo interessantes, algumas delas eu compartilho com vocês por meio do blog (:
Hoje, apresento-lhes duas de minhas paixões que aparentemente não tem relação nenhuma uma com a outra, é como se fossem completamente opostas, como fogo e gelo por exemplo.
E eu tento buscar o equilíbrio entre elas, haha. Se tem uma coisa que aprendi ao longo desse começo de segundo semestre na faculdade, é que em tudo há dualidade. Já repararam?
Há sempre dois lados: o bem e o mal, a luz e a escuridão, a ordem e o caos.
A questão é encontrar equilíbrio entre duas coisas tão distintas. Os orientais costumam fazer isso, conhecem a estória de Yin-Yang? 
Yin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do príncipio da dualidade de yin e yang, o conceito tem sua origem no tao (ou dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.

Segundo este princípio, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:
  • Yang: o princípio ativo, diurno, luminoso, quente.
  • Yin: o princípio passivo, noturno, escuro, frio.
Viram só? Eu acredito nesta filosofia do equilíbrio! Porque afinal de contas, a escuridão só existe graças à luz, um só existe oposto ao outro e assim se complementam! A ausência de um é a existência do outro. Mas simplificando, tudo faz parte da mesma coisa, são "farinha do mesmo saco". Por isso, é bom tirar da cabeça a ideia de limitação... só porque você é biólogo, por exemplo, não quer dizer que você não pode ser ator!
Essa ideia de limitação é completamente tola. Você pode ser o que quiser, pode/tem/deve ter dentro de você um pouco de tudo e é nas coisas das quais gostamos que encontramos a felicidade = equilíbrio.  
E o que isso tem a ver com minhas duas paixões? Elas são opostas como eu já falei.
As Palavras e o Universo.  Humanas e Exatas. E eu sou o equilíbrio das duas coisas, porque amo de paixão as duas áreas e pode parecer estranho... você se pergunta: "Mas o que as palavras, a linguagem e a escrita tem a ver com o universo,  números e ciência?"
Eu respondo: tem tudo a ver!
Antes eu pensava que não existia nenhuma relação, mas hoje eu vejo que tem e muita!
Quem disse que não há metafísica nos textos? É uma loucura gente, sobretudo nesse semestre! Ando viajando em reflexões, demais!

Mas por ora, falarei só do Universo e das Palavras  (:
Tudo começou quando li o texto "A Biblioteca de Babel" do autor Jorge Luis Borges... nossa é um escrito genial!!! Você lê e na primeira vez nem desconfia que existem muitos segredos espalhados pela estória. Ele conseguiu mesclar Universo e Palavras! Fala dos dois ao mesmo tempo e mostra através de seu próprio texto que há ordem no caos. Uns acham que Borges fala do Universo, outros tem certeza de que se trata das Palavras e eu... acho que o autor fala dos dois simultaneamente de forma muito inteligente, querendo mostrar que uma coisa é ligada à outra e que somos idiotas por tentar separar tudo. Deus criou o Universo através das palavras!! 

Genêsis 1: 3."Deus disse: "Faça-se a luz!" E a luz foi feita."

Portanto, trago aqui... uma pequena amostra de que minhas duas paixões podem ser unidas *-* Enjoy \o


O Poema (as palavras)


Universo - Olavo Bilac


A Lua:

Sou um pequeno mundo;
Movo-me, rolo e danço
Por este céu profundo;
Por sorte Deus me deu
Mover-me sem descanso,
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.


A Terra:

Eu sou esse outro mundo;
A lua me acompanha,
Por este céu profundo . . .
Mas é destino meu
Rolar, assim tamanha,
Em torno de outro mundo,                                
Que inda é maior do que eu.


 
O Sol:

Eu sou esse outro mundo,
Eu sou o sol ardente!
Dou luz ao céu profundo . . .
Porém, sou um pigmeu,
Quer rolo eternamente
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.


O Homem:

Por que, no céu profundo,
Não há-de parar mais
O vosso movimento?
Astros! qual é o mundo,
Em torno ao qual rodais
Por esse firmamento?


Todos os Astros:

Não chega o teu estudo
Ao centro disso tudo,
Que escapa aos olhos teus!
O centro disso tudo,
Homem vaidoso, é Deus!
*************************************************************************
Mostra o Universo







Wonderful não é mesmo?? Por isso que amo isso!


P.S: Vocês sabiam que a  palavra "PALAVRA" vem do grego parabolé, através do latim parabölaae, que significava originalmente “comparação”. E que "UNIVERSO"  vem do latim universus, "todo inteiro", composto de unus e versus e por sua vez "COSMO" vem do grego kósmos, "ordem", "organização","beleza","harmonia"? A comparação existe entre duas coisas e no fim, essas coisas formam um todo que devem existir em harmonia (:







Kisses, Thay ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário