Book* Tempo de Esperas - Pe. Fábio de Melo

Hi, my lovely readers!!! Acabei de ler um livro maravilhoso *-*
Tempo de EsperasTrata-se de "Tempo de Esperas" do Pe. Fábio de Melo! Ganhei de presente de aniversário da Day e do Will *-* Há tempos que eu queria lê-lo e realmente valeu a pena!!!


Sinopse - Tempo de Esperas - O itinerário de um florescer humano - Fábio de Melo

Dois personagens trocam cartas, um velho professor que resolveu se esconder do mundo e um estudante de filosofia que tem o sonho de alcançar as glórias da vida acadêmica que o professor abandonou. Ao trocar correspondências sinceras os dois debatem sobre um dos maiores desafios humanos: compreender o tempo de esperas. Desta forma, descobrem o amor fraternal, a amizade e a humildade. A felicidade pode estar na simplicidade da vida, e o autor nos mostra como é preciso compreendê-la (opinião da Thay: acho que felicidade não se compreende, se sente.. como bem mostra o Pe. Fábio de Melo). Fonte: Skoob

O livro é bem tranquilo de ler, li em pouquíssimo tempo, a cada página mais eu queria degustar o sabor das palavras. O Pe. Fábio de Melo realmente leva muito jeito com a escrita, gostei bastante da narrativa dele, em forma de cartas *-* Ele utiliza palavras profundas e as encaixa de forma delicada, o que torna a leitura simples e ao mesmo tempo profunda e maravilhosa, assim como a lição que aprendemos com a história.
Alfredo está mal, após sofrer uma desilusão amorosa...(e quem não já passou por isso haha), Clara o abandonou e esta era o amor de sua vida.
Só quem já passou por isso, sabe o quão difícil é ter que aceitar a perda de alguém que amamos. Eu compreendi a dor do personagem e junto com ele fui aprendendo lições valiosíssimas com o ex-professor Abner.
Através das correspondências trocadas entre eles, percebemos que toda dor traz benefícios para a alma. A leitura do livro é uma verdadeira jornada que provoca transformações no leitor, assim como em Alfredo.
Aprendemos tantas coisas!! Não posso contar tudo, mas transmito os ensinamentos que absorvi com minha leitura.
Creio que a principal lição é uma que eu já conhecia: "a beleza e grandiosidade da vida reside na simplicidade".
É preciso ter paciência, leveza, viver com mais calma, apreciar o que está diante de nossos olhos... mas que não reparamos por estarmos sempre tão ansiosos e apressados.
As coisas belas e preciosas estão presentes em cada um de nossos dias, mas nem nos damos conta disto. Nada na vida é mais importante que o Amor (e Deus é Amor), de nada adianta ter inteligência, riqueza, beleza se não estamos com as pessoas que amamos.
O Alfredo é muito cabeçudo, procura racionalidade em tudo, quer respostas a todo momento, acha que a inteligência é mais importante que qualquer outra coisa. Ele fica tão centrado nas longas reflexões sobre Platão e Cia. que acaba sofrendo com isso.
Mas, aos poucos ele vai se transformando. Abner o ajuda a enxergar a beleza das flores e o poder de regeneração de um jardim, eu diria até que se trata do jardim da vida.
Quando tudo parece perdido é justamente o momento em que tudo está começando a dar certo, acredite. Às vezes, acontecem coisas em nossas vidas que julgamos erradas/ruins: "por que isso aconteceu comigo????". Mas, esteja certo, Deus escreve certo por linhas tortas, Ele faz hoje e entendemos amanhã, sou prova viva disso.
Hoje vejo que muita coisa "ruim" aconteceu para que um propósito maior ocorresse *-*
Aliás, acabei de passar por uma fase difícil..., onde tudo que eu via era dor e esperanças frustradas. Comecei a sentir raiva e desesperança. Mas, Deus me restaurou e permitiu que eu enxergasse o caminho de volta para casa *-* Agora, entendo o porque da não realização do que eu tanto queria. Estava tão obcecada por uma meta, que não percebi o valor do que eu tinha em mãos já. Apenas depois que fiquei sem NADA que percebi o quão feliz eu era antes, mesmo sem ter minha meta alcançada. Minha meta hoje é aproveitar o presente e a grandiosidade de cada pequena coisa do meu dia-a-dia.
Graças ao Senhor, assim como Alfredo, pude me transformar!!
Fizemos de nossa dor, um ponto de partida (e combustível) para nossa vitória.
O que Abner realizou na vida do personagem, Deus realizou na minha *-*
Leiam! Super indico! Te garanto que sua vida jamais será a mesma, esse livro traz uma paz tremenda e faz com que as coisas se tornem mais bonitas, ou melhor, abre nossos olhos para o que já somos e temos!
O final é o mais surpreendente (e lindoooooo *-*), fiquei literalmente de boca aberta! O.o dificilmente os livros conseguem me surpreender tanto. Chorei de emoção :')
Vocês precisam passar pela experiência de leitura *-* só assim poderão sentir como é mágico. Sem contar que a leitura é instigante, ficamos sempre na curiosidade de saber o que vem na carta a seguir! Anotem aí: todos os dias pequenos milagres acontecem, mas não vemos, é preciso olhar devagar para as pessoas e tudo o que nos cerca.


“O grande problema é que olhamos depressa demais para tudo isso. Não sabemos demorar no que vemos. É triste. Quanto milagre acontece ao nosso redor, mas nossa pressa com a vida nos cega para esta percepção.”

"A gente insiste em viver para os resultados. Com isso, não percebemos a graça escondida nos preparos. Queremos a meta final, e cegamente nos encaminhamos para ela. Mas, na pressa de chegar, deixamos de olhar para os lados, e com isso não percebemos que o caminho é belo, e que há matizes interessantes a serem observados."





"São nas coisas bem miudinhas que vou entendendo a grandeza de DEUS!"


"Dar um passo na direção desejada já é chegar."


"Só as flores respondem o que as palavras ainda não sabem perguntar."

"Quem vive se buscando nunca para de chegar."

"Amar talvez seja isso...
Descobrir o que o outro fala mesmo quando ele não diz."

"É possível ser feliz mesmo quando não estejamos alegres. 
Em muitos momentos árduos da vida eu permanecia feliz. 
Por quê? 
Eu tinha certeza de que estava no lugar certo, fazendo a coisa certa." 

"Aprendi que o passado pode ser um quadro na parede, 
mas nunca a mobília principal." 

"Já vi muita gente se perder em si mesma. 
Gente que construiu uma carreira sem para ela ter aptidão, 
só para preencher lacunas afetivas. 
Gente que acumulou títulos e mais títulos, 
quando na verdade só desejava um amor para amar." 

"Quando descobrimos que o processo do ir é tão importante quanto o processo do chegar, diminuimos a possibilidade da frustração final." 

"O bom da vida é a partilha das pequenas coisas. 
Aprendi isso na minha casa, 
com minha família 
que foi o maior e melhor de todos os livros que já li." 

"Quando tive a oportunidade de perder a pessoa que mais amei na vida, 
juntamente com a perda pude receber um aprendizado que nunca mais quero perder de vista. 
Nada pode ser mais rico e precioso que as pessoas que amamos." 








Um comentário:

  1. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir