Ideias* The Danger of a Single Story - (Pre)conceito pra quê?


Hi, my lovely readers! Dia desses, a professora Teca que leciona a discilplina "Linguagem e Diversidade" mostrou um vídeo incrível, eu precisava compartilhá-lo com vocês! Bem, se trata de uma palestra em que a romancista nigeriana Chimamanda Adichie fala sobre os perigos de uma única história. Ou seja, ela discorre sobre o quão perigoso é ver a vida sob um único ponto de vista, baseando-se apenas no próprio umbigo. Achei realmente interessante, a moça discursa muito bem! Me surpreendi com cada uma das palavras dela, me fez pensar sobre o quão bobos nós somos por julgar as pessoas sem nem conhecer.
É preciso expandir nossos horizontes e tentar olhar além do que nós conhecemos e sabemos acerca de determinadas coisas. Por que criamos certas imagens fixas das pessoas e dos lugares? Por que todas vez que falam "África" as pessoas pensam em pobreza, devastação e as mais diversas coisas ruins? Por que toda vez que falam "Estados Unidos" só pensam em coisas boas, dinheiro, música legal e cidadãos bonitos? Por que toda vez que falam "Brasil" as pessoas pensam em carnaval, futebol e favela? 
É hora de quebrar esse imaginário hipócrita baseado em apenas um lado da história!
Aprenda com a Chimamanda ;)







Você pode conferir esse e mais vídeos interessantíssimos no site TED (tem legendas em português e outras diversas línguas) !

Nenhum comentário:

Postar um comentário