Book* Apaixonada por Palavras - Paula Pimenta

Hi, my lovely readers! Estou de volta \o
Vim falar de um livro muito fofo que comprei na Bienal de SP, no ano passado. Desde que fiquei viciada em Fazendo Meu Filme, busco outras obras da Paula Pimenta para ler.
Por sorte, consegui comprar um exemplar autografado de Apaixonada por Palavras!
Apaixonada por palavrasTerminei a leitura rapidamente, já que o livro é bem gostoso de ler.

Título: Apaixonada por Palavras
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
160 páginas

Sinopse
Nos romances das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta conta a história de seus personagens. Já as 55 crônicas de “Apaixonada por palavras” contam o próprio dia a dia da autora. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um personagem inventado, mas por uma pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras. 
Fonte: Skoob


Para começo de conversa, a capa é lindíssima, dá vontade de morder! Também gostei muito do formato das letras e da cor rosa que colore algumas páginas.
O livro é composto por crônicas de assuntos bem diversos, desde o tão falado amor até a violência nas ruas. É legal acompanhar o desenvolvimento da Paula, ao longo dos anos. Me identifiquei com muito do que ela escreveu, sobretudo, com a crônica-título Apaixonada por Palavras.
Os escritos nos ajudam a refletir sobre nossas próprias vidas e também, nos fazem dar um passeio dentro de nós mesmos.
Há coisas que passam desapercebidas em nosso dia-a-dia, o legal da crônica é abordar de um modo mais profundo, esses pequenos detalhes que, na verdade, fazem toda a diferença.
Já parou para olhar o trânsito? Os motoristas nos carros ao lado? 
Paula transformou as coisas simples da vida em textos belíssimos.
Aposto que as palavras dela ajudarão, de alguma forma, a todos que lerem o livro. 
Foi assim que me senti, como se estivesse recebendo conselhos de uma velha amiga.
Como se estivesse olhando para a minha vida e sorrindo ao perceber que no final das contas, tudo vira escrita. E isso é realmente muito bom, porque também sou apaixonada por palavras.


Eis alguns dos meus trechos preferidos!

“É muito fácil amar alguém só pelas suas qualidades, mas amar também os defeitos é que prova que o amor é real.”

”Comecei a pensar que na vida tem gente que é mais presente, mais marcante. Tem pessoas que vivem exatamente da mesma forma todos os dias, com prudência, com um guarda-chuva na mochila, com uma caderneta de poupança para as emergências... Já outras vivem com brilho nos olhos, com aventuras planejadas (e também não planejadas), e, a cada vez que as encontramos, elas têm uma novidade, um motivo diferente para estarem felizes. São assim os que vivem cada dia como se não houvesse amanhã.”

"Minha vida não é só o presente mas também o que já vivi e o que viverei. Tudo fica guardado no coração, mas também coloco as recordações do passado na gaveta. E, na cabeça, os planos para o futuro.”


“Alguns príncipes passaram por aqui. Uns se transformaram em sapos, outros em bruxos malvados, e outros viraram simplesmente bons amigos.”

“Quando sofremos muito, choramos, choramos, ficamos angustiados, sentimos dor… mas, um dia aquilo passa."

“Com as nossas escolhas mudamos o rumo da nossa vida a cada minuto.”

“E, por falar nisso, eu bem que gostaria de ter uma vassoura voadora para não ter que enfrentar o trânsito. E também uma capa da invisibilidade para não ser notada em alguns momentos. E, claro, a famosa varinha de condão para ter meus desejos realizados. Aí está a razão do sucesso do Harry Potter: ele tem uma vida mágica. Como a que a gente gostaria de ter.”



Não acho que isso vale para todos os homens, mas infelizmente, só tenho visto exemplos desse tipo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário