Leituras do Mês

Hi, my lovely readers!! Yo, minna san!
Finalmente resolvi dar o ar da graça! Bom, acredito que até o final do ano que vem, aparecerei aqui só de vez em quando :(  Estou trabalhando na minha monografia...  visitando um abrigo para moradores de rua (experiência muito bacana sobre a qual um dia relatarei). Além de estudar, estou lendo bastante e desenhando (meu novo hobby!). 
Nesse último mês, graças à minha amiga Flávia (louca por livros, como eu), consegui ler as seguintes obras:
"Minha Vida Fora de Série 1 e 2", "Lola e o Garoto da Casa ao Lado" e "Simplesmente Ana" (agora estou lendo o famoso "A Culpa é das Estrelas").
Além destes, também li A Gramática do Amor.
Vou falar um pouco sobre "Simplesmente Ana" de Marina Carvalho e "A Gramática do Amor" de Rocío Carmona :)

A gramática do amorFiquei morrendo de vontade de ler "A Gramática do Amor" por conta de seu enredo extremamente curioso e interessante. 
A protagonista Irene enfrenta a sua primeira grande desilusão amorosa (quem nunca? Haha) e é nesse contexto de muita tristeza e decepção, que o seu professor de gramática lhe propõe um desafio muito instigante. O professor Hugues se oferece para dar aulas de Gramática do Amor (what??) à menina. 
Dessa forma, o docente passa uma lista de clássicos da Literatura para Irene e pede que ela escreva um ensaio sobre cada um deles, dizendo que lições sobre o amor tirou de cada um.
Gente, imagina só, ter um curso sobre o Amor através de referências literárias incríveis como Jane Austen, Tolstói, Murakami, García Márquez, Chartote Brontë etc!!
Foi extremamente gostoso realizar essa aprendizagem junto com a Irene. Afinal, além de mergulhar na intertextualidade deliciosa que Carmona criou, também conhecemos o dia-a-dia da personagem. A moça se mete em um monte de encrenca, aprende a lidar consigo mesma e com aqueles que a cercam, se transforma, enxerga coisas que não via, descobre sentimentos que jamais imaginara que poderia sentir, se confunde em relação ao professor Hugues...enfim, o livro fala de romances, enquanto se constituí como um.
Vale a pena ler! 

Já o nacional "Simplesmente Ana" simplesmente me encantou!!
Vocês, leitores, devem saber que sou apaixonada pela série "O Diário da Princesa" e que sinto uma saudade enorme da história.
Ao ler "Simplesmente Ana" pude conhecer uma nova princesa que conquistou a minha simpatia!
Simplesmente AnaNão tem como não lembrar da Mia ao ler sobre a Ana! Porém, acredito que a última tem muito mais atitude do que a nossa querida princesa americana. Amo a Mia, mas acho-a infantil em muitas ocasiões. Também tive grandes recordações do filme "Tudo Que Uma Garota Quer", estrelado por Amanda Bynes e Oliver James.
Ana Carina é uma garota comum que vive em Belo Horizonte com a mãe (gente, lembrei de outra brasileirinha mineira da literatura: a Fani! Será que elas se conhecem?? Rsrs), cursa direito e está envolvida com um cara que parece bem legal. Porém, uma coisa a intriga bastante: vive tendo um sonho bem estranho.
Ana tem o anseio de descobrir o que raios o sonho recorrente significa, mas nunca descobre... 
Até que um dia, recebe uma mensagem bombástica pelo Face que muda sua vida para sempre. 
A mensagem fora enviada pelo seu pai que é nada mais, nada menos, que o rei da Krósvia (um país da Europa)!! Ou seja: Ana é uma princesa!
O rei Andrej convida a filha para passar um tempo no país, pois deseja que um dia a moça possa assumir seu lugar como herdeira do trono. Além do mais, Andrej quer recuperar o tempo perdido e construir uma relação com Ana. A vida da personagem tem um giro de 360º, imaginem só..., descobrir que você faz parte de um outro lugar e que tem quase uma segunda identidade!
Ana resolve trancar um semestre na facul e partir para a Krósvia. Assim, deixa sua mãe, avós, família e rolo (quem sabe futuro namorado) no Brasil.
Porém, ela não tem noção de que muuuuitas outras coisas irão acontecer em sua vida. 
Mesmo que queiramos escapar dos abalos da vida, eles sempre conseguem chegar até nós.
Ana conhece a paisagem deslumbrante da Krósvia e o também deslumbrante Alex, enteado de seu pai.
Geente, livros nos fazem imaginar tantas coisas, além de ter o poder de despertar sensações e insights. Quando li sobre o Alex, imediatamente imaginei ele como um colega de uma certa disciplina que estou fazendo hahaha (não conto quem é, nem se me pagarem)! Ler "Simplesmente Ana" era vivenciar todas as situações como se eu fosse a Ana e meu colega fosse o Alex, foi tão bom... Enfim, deixe-me despertar desses derretimentos literários, para voltar à mini-resenha. Está na cara que a protagonista e o enteado do pai desenvolverão uma relação, né? Mas que relação será essa? Amor, ódio, indiferença?? Posso garantir que surpreende em muitos aspectos! Assim que ambos se conhecem, Alex trata Ana de modo bem frio, ele se mostra um insuportável engraçadinho (me lembra o Mr. Darcy - tirando a parte do "engraçadinho" rs).
E para piorar, é ele quem será uma espécie de tutor de Ana, durante o período da moça na Krósvia.
Os dois saem para passear e conhecer o país e, durante esse tempo, brigam bastante e se conhecem.
A partir daí, acontecem váárias coisas! Ana enfrenta desafios, tem de lidar com escolhas, descobre coisas, vivencia momentos bons com pessoas maravilhosas (como Karenina e Irina s2) e outros momentos tensos com pessoas desprezíveis (Nome de Cachorro kkkkkkk - quem ler o livro, entenderá), mas acima de tudo, cresce e aprende mais sobre si mesma.
Tive vontade de matá-la em certas ocasiões, mas respirei fundo e disse a mim mesma: o momento de compreensão da personagem acerca de suas próprias atitudes chegará.
Enfim, gente, o livro é realmente muuito gostoso de ler! Apreciei cada página e realmente senti prazer na leitura (só fico triste por não ter um Alex, mas ok! Kkkkk). Uma história apaixonante e que também nos traz várias lições, risadas e reflexões. Não deixem de ler!

Como vocês puderam perceber, voltei a ler romances! Eeeeee! Não sei até quando isso vai durar, mas estou aproveitando essa minha empolgação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário